Olá, hoje ensinaremos você a fazer a sua própria Vela Artesanal em Pó.

Antes de tudo, se você nos acompanha sempre, já sabe que estamos estudando muito sobre o universo das velas né…

Um pouco dos nossos testes de velas artesanais…

E, se você é uma pessoa que pesquisa sobre velas é provável que já tenha recebido algum anúncio de uma vela em pó.

A saber, elas tem se popularizado cada vez mais no mercado de velas. Com a vantagem de estar sempre com o aspecto de vela nova, mesmo depois de já ter sido usada! 

A vela em pó tem como principal ingrediente o ácido esteárico, que se trata de um ácido graxo que pode ser extraído de diversos óleos e manteigas vegetais (o mais comum é palma). Portanto, se você optar por adquirir ácido esteárico (estearina) de origem vegetal, terá uma vela vegana. Atente-se para esse detalhe, pois também existe no mercado Ácido Esteárico de origem animal, neste caso sua vela não será vegana.

Já fizemos um post falando sobre o ingrediente Ácido Esteárico aqui. Clique para ler se ainda não conhece o ingrediente.

O que usar?

Então vamos ver o que a gente vai precisar para a nossa Vela Artesanal em pó:

  1. Ácido esteárico vegetal em pó: Esse é o ingrediente mais importante, portanto verifique com o seu fornecedor se ele oferece a versão vegetal, visto que é muito comum encontrar a versão animal, derivada da banha de porco e afins. Prefira a versão em pó, mas caso já tem a versão em floco, é possível triturar em um processador, triture aos poucos para que não aqueça e acabe derretendo o ácido.
  2. Frasco de louça ou vidro resistente com 8 centímetro de diâmetro: Recomendamos que você utilize um frasco com pelo menos 8cm de largura, isso permite que a vela em pó queime sem encostar a borda, facilitando assim a remoção da parte queimada. 
  3. Pavio banhado em alguma cera vegetal: Você precisará de vários pedaços pequenos de pavio, mas recomendamos que você banhe logo um pavio de 15 cm e vá cortando conforme a necessidade
  4. Óleo essencial ou essência específica para velas: Esse será o aroma da sua vela.

Se você deseja aromatizar sua vela em pó, poderá usar qualquer um desses. Basta pingar na vela em pó assim que a poça de ácido esteárico derretido se formar. 

Recipientes em vidro ou cerâmica

Quer aprender a fazer outros tipos de vela livres de parafina? 

Conheça nosso curso completo de velas naturais e aprenda a fazer velas de qualidade, com excelente custo benefício utilizando apenas as ceras vegetais ou a cera de abelha. Clique abaixo a fim de ver todas as informações sobre nosso curso:

Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor. Alguns links podem estar desatualizados, caso não consiga abrir, nos envie um comentário.

Ingredientes

Passo a passo

Em primeiro lugar, pese a quantidade de ácido esteárico que cabe em seu recipiente de vidro ou cerâmico.

Recorte um pequeno pedaço de pavio de algodão. Gostamos mais de usar um pavio mais fino na vela em pó.

Acenta o pavio e aguarde alguns minutos para que a estearina derreta e forme uma pequena “pocinha”. Então, pingue com cuidados algumas gotas de óleo essencial na vela derretida, tomando cuidado para não pingar no fogo.

Para apagar, use um apagador de velas ou abane levemente. Aguarde alguns minutos até a vela derretida endurecer e remova o pavio queimado.

Remova o pavio com a vela derretida, retire o excesso de ácido esteárico e reposicione o pavio. Repita todo o processo para acender e apagar a vela.

Validade

É provável que o prazo de validade gire em torno 6 meses, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou da nossa Vela Artesanal em pó? Já tinha visto alguma vela assim? Conta pra gente se já conhecia… Ah, se acaso você fizer o produto, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!

Não deixe de conhecer nosso Curso de Velas Artesanais. Preparamos ele com muito amor e carinho para vocês.

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, comentários ativados em Lives, prioridade nas respostas e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

5 comentários sobre “Como fazer Vela Artesanal em Pó

  1. Parabéns meninas,vcs são nota mil!Achei um luxo e inédito Velas em Pó,nem imaginava q poderia existir!Obrigado por compartilharem esse conhecimento!

  2. Olá, muito obrigada por compartilhar o conhecimento. Por favor, gostaria de saber se eu posso misturar algumas gotas de essência no pó e colar o pavio na cerâmica. Pergunto no caso de venda.

Deixe uma resposta